Como usar corretamente o seu dosímetro
A Dosimetria Pessoal tem como finalidade determinar a dose de radiação recebida pelo usuário como decorrência de seu trabalho. Com o uso do dosímetro (monitor individual) a Instituição não só cumpre a legislação sanitária, como também cumpre a legislação trabalhista.
É importante que o dosímetro pessoal seja usado enquanto o usuário permanecer em área controlada ou supervisionada na sua instituição. O Dosímetro é de uso exclusivo do usuário e não poderá ser usado por outra pessoa, nem em outra instituição.
Como usar corretamente o seu dosímetro
- O dosímetro deve ser utilizado na altura do tórax, sobre o avental plumbífero. Dosímetros de extremidade (pulso e anel) devem ser usados na mão ou dedo em que a exposição à radiação for maior (o que ficar mais perto da fonte ou mais tempo exposto), devendo ser usados por baixo da luva.
- Devolva todos os dosímetros de um mesmo período em conjunto, inclusive o dosímetro padrão. Indicamos que os dosimetros sejam devolvidos por carta registrada ou SEDEX para que as remessas possam ser rastreadas.
- Os dosímetros só devem ser devolvidos após a chegada da nova remessa, nunca trabalhe exposto a radiação sem o uso do dosímetro. Caso haja atraso na entrega dos dosímetros, entre em contato com o laboratório da PRO-RAD pelo telefone (51) 3287-3500 ou através do e-mail sac.lab@prorad.com.br. Continue a usar os dosímetros do período anterior até que chegue a nova remessa.
- O dosímetro padrão não deve ser utilizado para monitoração individual. Evite armazenar em uma parede que faz divisa com a sala de raios X ou separado dos demais dosímetros. Não leve o seu dosímetro para casa e nem saia com ele na rua, após o uso ele deve ser guardado junto ao dosímetro padrão.
- Não abra, molhe ou danifique o dosímetro. Caso esteja violado ou danificado, o dosímetro poderá ter sua leitura comprometida.
Solicite seu orçamento pelo formulário abaixo ou no WhatsApp (51) 99679-0202