O funcionamento do dosímetro padrão

O dosímetro padrão serve para registrar as doses de radiação que não são oriundas da exposição ocupacional, como, por exemplo, as doses provenientes da radiação natural, de irradiações durante o transporte e irradiações oriundas de armazenamento não apropriado. Isso permite que, no momento da avaliação das doses, sejam descontadas as doses não associadas ao trabalho com radiação ionizante. Nos relatórios da PRO-RAD as doses apresentadas já estão descontadas das leituras do dosímetro padrão.

Sendo assim, nunca se deve usar o dosímetro padrão para monitorar pessoas ou ambientes com radiação.

Os dosímetros devem ser utilizados apenas no local de trabalho. Quando o usuário não estiver trabalhando, o seu dosímetro deve ser guardado junto com os dosímetros de seus colegas e com o dosímetro padrão, em área livre de radiação.

Caso se constate que o padrão tenha sido irradiado de modo diferente do normal (por exemplo, um dosímetro padrão que apresenta leitura maior que os demais dosímetros), coloca-se uma observação no relatório com a seguinte informação:

“ATENÇÃO: O dosímetro "PADRÃO" recebeu dose acima do normal. Favor verificar as condições de uso do "PADRÃO", isto é colocá-lo, juntamente com os dosímetros não em uso, em local livre de radiação. Jamais utilizar o dosímetro "PADRÃO" para monitorar pessoas ou ambientes com radiação. ”

Mais informações



Se preferir, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99679-0202

PRO-RAD CONSULTORES EM RADIOPROTEÇÃO